Introdução.

Os métodos de pagamento representam os meios de pagamento empregados por sua empresa ou por um parceiro de negócios, como:

Cada transação de pagamento está associada a um método de pagamento. Um método de pagamento define como uma entrada / saída de pagamento será administrada dentro do Ciclo de Pagamento de contas a receber e contas a pagar, além de como ela será contabilizada .

Os métodos de pagamento estão associados a contas bancárias , para que os pagamentos possam ser registrados em um banco ou caixa. 
Os métodos de pagamento que podem ser usados no gerenciamento de contas a pagar e a receber são os atribuídos a uma conta bancária, portanto, se alguma configuração de método de pagamento precisar ser modificada, isso deve ser feito na guia ‘Forma de pagamento’ da conta bancária.

É possível associar vários métodos de pagamento a uma única conta bancária. 
Por exemplo, a verificação e os pagamentos eletrônicos podem estar associados a uma única conta financeira, pois cada método de pagamento tem sua própria configuração.


Ciclo de pagamento

Para entender melhor a configuração de um método de pagamento, é necessário entender o fluxo de eventos dentro do ciclo de pagamento:


A maneira de criar cada estágio de pagamento no Openbravo é descrita abaixo:


Primeira etapa: 
Um "Recibo" pode ser registrado em:

Um "Pagamento" pode ser registrado em:

Os estágios de pagamento acima podem criar um evento contábil, dependendo da configuração contábil do método de pagamento.

Segundo estágio: 
Um "Depósito" pode ser registrado em:

Um "Retirada" pode ser registrado em:

Os estágios de pagamento acima podem criar um evento contábil, dependendo da configuração contábil do método de pagamento .

Terceiro e último estágio: 

Uma "Reconciliação" pode ser registrada em:

O estágio de pagamento acima pode criar um evento contábil, dependendo da configuração contábil do método de pagamento .


Status do pagamento

Para entender melhor a configuração do método de pagamento, também é necessário entender o status do pagamento relacionado às etapas do processo.

Durante todo o ciclo de pagamento, o pagamento é definido por um status para que o usuário saiba a última etapa do processo que ocorreu e a etapa seguinte que deve ocorrer.

Na seguinte explicação abaixo, os diferentes estados de pagamento são explicados.

Mais detalhadamente, a maneira como esse status de pagamento muda dentro do ciclo de pagamento de contas a pagar e a receber é:


1. O recebimento do dinheiro ou o pagamento do dinheiro, antes que a transação seja confirmada na conta bancária, muda o status do pagamento para:

Se houver um processo de execução configurado na forma de pagamento, a ação extra de executar esse processo altera o status de "Aguardando execução" para "Pagamento recebido" ou "Pagamento efetuado".

2. O depósito do pagamento na conta bancária altera o status do pagamento de "Pagamento recebido" para "Não depositado" e a Retirada do pagamento da conta bancária altera o status do pagamento de "Pagamento efetuado " para "Retirada não liberada".

3. A Compensação ou reconciliação dos pagamentos altera o status de pagamento de "Depositado não Apurado" ou "Retirado Não Apurado" para "Pagamento Apurado"


Guia método do pagamento

A imagem abaixo mostra a janela Método de pagamento. Essa é a janela em que os métodos de pagamento são configurados.

No entanto, as formas de pagamento são atribuídas a contas financeiras, portanto, uma configuração diferente de uma determinada forma de pagamento também pode ser definida na guia ‘método de pagamento’ da janela da conta bancária.

Como consequência disso, o mesmo método de pagamento pode ter diferentes "versões" de configuração, dependendo da conta financeira a que foi atribuído.

É muito importante observar que:

São aqueles que já estão atribuídos a uma conta financeira. 

Em outras palavras, não é possível usar um método de pagamento se ele não estiver atribuído a uma conta financeira.

Por fim, se for necessário revisar o método de pagamento atribuído a um parceiro de negócios, as etapas a seguir para fazer isso são:

A configuração do método de pagamento inclui os recursos abaixo. 

 Os métodos de pagamento podem ser configurados conforme explicado abaixo em detalhes:


Configuração do método do pagamento

Pagamento na configuração:

Para obter esse trabalho, o cliente correspondente precisa ter uma "Conta financeira" definida por padrão na guia do cliente da janela Parceiro de negócios. O motivo é:


Para obter esse trabalho, o cliente correspondente precisa ter uma "Conta financeira" definida por padrão na guia do cliente da janela Parceiro de negócios. O motivo é:


Existem três processos de execução disponíveis:

.




Configuração de pagamento

Para obter esse trabalho, o fornecedor correspondente precisa ter uma "Conta bancária" definida por padrão na guia fornecedor da janela Parceiro de negócios. O motivo é:

Para obter esse trabalho, o fornecedor correspondente precisa ter uma "Conta bancária" definida por padrão na guia fornecedor da janela Parceiro de negócios. O motivo é:


Automatizando Pagamentos

Um dos principais recursos permitidos pela configuração do método de pagamento é conseguir que dois dos três estágios do ciclo de pagamento possam ser automatizados.

E para isto as ações manuais para executar são:

Porque, as transações Entrada / Saída, assim como as transações Depósito / Retirada, são criadas automaticamente.


Se o recebimento automático / pagamento e depósito automático / retirado não são selecionados, as ações manuais para executar são:

Fluxo de trabalho de pagamento contábil

O Openbravo permite um processo flexível de contabilidade de pagamentos, o que significa que um pagamento associado a um determinado método de pagamento pode ser lançado ou não em qualquer uma das etapas do Ciclo de Pagamento.

Como já descrito, um pagamento recebido de um cliente passa por etapas abaixo:

Situação analógica acontece ao fazer um pagamento para um fornecedor:


Para cada etapa, é possível especificar a conta padrão para os ciclos de contas a receber e pagar independentemente.

Cada conta bancária precisa ter pelo menos uma conta padrão para o ciclo de contas a receber e pagar na etapa 1, na etapa 2 ou na etapa 3.

Tanto no lado de contas a pagar quanto no de contas a receber, a primeira etapa contendo uma conta representa o momento em que o passivo do fornecedor ou os recebíveis de clientes são cancelados.

Por exemplo, se a conta de recebimento de pagamento estiver vazia e você especificar uma conta de depósito, as contas a receber de clientes serão canceladas no momento do depósito, não no momento da gravação do pagamento.

Qualquer etapa subsequente com uma conta compensaria a conta na etapa anterior com a conta nessa etapa para representar a diminuição do risco.

Em outras palavras, cada um dos estágios pode ser postado nas janelas / abas onde esses são criados se houver um valor definido nos campos "Upon".

Por exemplo:

 

É importante observar que, se qualquer conta for deixada em branco, isso implicaria que o botão de processo "Post" é exibido como "Post: Disable for accounting" na janela correspondente.