[Menu: Aplicações |Gestão Financeira |Contabilidade | Configurações |item Financeiro]
Introdução
O item financeiro é um item de conta a ser usado para lançamento de conta direta.
O lançamento de conta direta refere-se a:
- Entrada e lançamento de itens financeiros em um diário do Razão , usando os itens contábeis correspondentes e, portanto, suas contas de débito / crédito definidas.
- Criar e lançar faturas financeiras, como faturas de compra financeira , o mesmo se aplica às vendas.
- Ou criar e lançar pagamentos de itens do Razão em um Diário Contábil.
Conforme mostrado na imagem acima, um item financeiro pode ser criado inserindo-se as informações básicas abaixo:
Clicar no botão Novo e em seguida preencher os campos abaixo:
- A organização, como sempre, se um item financeiro for criado no nível de organização (*) será compartilhado em toda a organização do cliente.
- O nome do item
- O sinalizador "Ativar em faturas financeiras" define se o item pode ser usado como uma conta ao criar e lançar faturas de vendas e compras financeiras, se for o caso:
- Uma categoria de imposto terá que ser selecionada para obter essa compra ou os impostos de vendas são calculados corretamente.
Contabilidade (guia)
Os itens da conta estão diretamente relacionados às contas de débito e crédito a serem usadas ao publicá-las.
Conforme mostrado na imagem acima, a guia Contabilidade permite entrar contas de débito e crédito para o item contábil. É possível entrar uma conta de débito e crédito para a configuração do livro razão geral de cada organização.
ao final do preenchimento clicar no botão salvar
Pagamentos recebidos (GL Item)
Os pagamentos e pré-pagamentos recebidos pelo cliente podem ser registrados e gerenciados na janela de pagamento. A mesma forma que os pagamentos de itens do Razão não relacionados a pedidos / faturas também podem ser gerenciados nessa janela.
Pagamentos do cliente podem ser recebidos contra:
- Ordens de vendas, na verdade, isso é um pré-pagamento.
Posteriormente, quando uma fatura é criada a partir do pedido que já recebeu um pagamento, a fatura herda automaticamente o pagamento recebido do pedido. - Faturas de vendas, na verdade, trata-se de um pagamento de fatura recebido de um cliente.
Os pagamentos anteriores à data contábil da fatura também são considerados um pré-pagamento. - E um item contábil, na verdade, é um pagamento de qualquer outra receita recebida de um cliente, por exemplo, uma multa.
Esse tipo de pagamento pode ser criado nessa janela ao selecionar o item contábil "Tipo de transação" ou pode ser preenchido automaticamente como pagamento nessa janela, se criado em um diário contábil
Não importa a maneira como eles são criados, ambos os casos são gerenciados da mesma maneira, dependendo do método de pagamento usado.
O Openbravo permite registrar pagamentos recebidos de um único cliente ou registrar pagamentos recebidos de vários clientes ao mesmo tempo.
No final do processo, uma transação "Pagamento" implicará a criação de uma transação "Depósito" na conta bancária correspondente.
A criação da transação de depósito na conta financeira pode ser feita:
- Manualmente usando o processo “Adicionar transação” da conta bancário.
- Ou automaticamente se o “método de pagamento” usado estiver configurado para isso, isso implica na seleção da caixa de seleção "Depósito automático".
Cabeçalho
A janela de pagamento permite registrar e gerenciar os pagamentos do cliente recebidos de acordo com diferentes tipos de documentos emitidos pela organização, como pedidos e faturas. Essa janela também permite gerenciar os pagamentos do cliente já registrados na janela da nota fiscal de vendas da mesma maneira que os pagamentos de itens financeiros recebidos em um diário contábil.
Existem apenas alguns campos obrigatórios para preencher enquanto grava um pagamento nesta janela:
- A Organização que está recebendo o pagamento
- O Número de pagamento que segue a sequência de documentos correspondente
- O método de pagamento usado para receber o pagamento. Há uma caixa de seleção na janela "Adicionar pagamento", que mais tarde permite selecionar documentos vinculados a métodos alternativos de pagamento
- E a conta financeira onde o dinheiro vai ser depositado para
Outros campos relevantes a serem observados são:
- A quantia recebida. Não precisa ser inserido ao criar um novo registro.
- O campo Recebido de, que é o cliente do qual estamos recebendo o pagamento. Não precisa ser inserido ao criar um novo registro.
- o Se um cliente não for selecionado, isso implica a criação de um pagamento que pode coletar o pagamento de diferentes documentos relacionados a diferentes clientes.
- Se um cliente é selecionado, isso implica a criação de um pagamento que pode coletar o pagamento de diferentes documentos do mesmo cliente. Nesse caso, o valor dos campos "Forma de pagamento" e "Depósito para" será modificado se o cliente tiver atribuído um método de pagamento específico e uma conta financeira a ser usada ao coletar suas faturas.
- Nº de referência, este campo é usado para refletir o número impresso no documento de justificação de pagamento recebido do cliente.
- E a moeda. É possível selecionar uma moeda diferente da moeda da conta financeira ao receber um pagamento. Para obter esse trabalho, o método de pagamento usado e atribuído à conta financeira do pagamento precisa ser configurado para receber pagamentos em várias moedas.
Adicionar pagamento
O botão abre a janela Adicionar pagamento, onde os documentos pagos podem ser selecionados.
Pagamento de vários tipos de documentos de diferentes clientes
Se nenhum cliente tiver sido selecionado no campo "Recebido de", é possível registrar o pagamento de diferentes clientes ao mesmo tempo, bastando selecionar as transações a serem pagas. (Observe que o Openbravo permite filtrar mais uma vez por um determinado parceiro de negócios se ele não tiver sido inserido no campo "Recebido de" por engano).
O valor do pagamento real inserido é automaticamente distribuído entre as dívidas pendentes (faturas ou pedidos pendentes de pagamento). É possível evitar essa distribuição automática, definindo a preferência Adicionar Pagamento: Distribuir automaticamente os valores para 'N'
O usuário pode marcar ou desmarcar as transações conforme necessário e também pode modificar os valores mostrados no campo "Valor".
É importante observar que:
- Nesse cenário, não é possível gerar crédito ou reembolsar uma quantia restante para o cliente, pois ambas as ações precisam estar relacionadas a um único cliente.
Portanto, se o valor pago e refletido no campo de pagamento real for maior que a soma do total geral da fatura selecionada, uma mensagem de erro será exibida informando que "há uma diferença de valor sem nenhuma ação selecionada".
Nesse caso, o valor real do pagamento precisa ser reduzido ou outro pedido / fatura a ser pago precisa ser selecionado. - Se o pagamento real for menor que o pagamento esperado, o valor restante pode ser deixado como:
- Um pagamento a menor , ou seja, o registro de um pagamento parcial, em que a dívida restante será paga posteriormente, registrando-se um novo pagamento recebido.
- Ou pode ser baixado, se selecionado, isso significa registrar um pagamento parcial onde a dívida restante não será paga, neste último caso:
- A fatura do cliente é definida como totalmente paga
- O lançamento da fatura no livro razão liquida o montante total de recebíveis de clientes
- Enquanto o lançamento de pagamento no razão usa os valores de baixa contábil da conta para lançar o montante baixado.
Processando um pagamento
Existem duas opções disponíveis durante o processamento de um pagamento recebido criado nesta janela:
- Processar pagamento (s) recebido (s)
- Ou processar pagamento (s) recebido (s) e depósito
Ambas as opções acima processam o pagamento recebido, mas o segundo também cria a transação "Depósito" correspondente na conta bancária usada.
Esta última opção é a única mostrada se o método de pagamento usado e atribuído à conta financeira onde o dinheiro vai ser depositado é configurado como "Depósito automático" = Sim.
Além disso:
- Uma mensagem do sistema exibe o número do pagamento criado
- As informações de resumo de pagamento são refletidas na barra de status da janela ‘Pagamento’.
- O campo Descrição é atualizado com números de fatura e pedido pagos e o valor restante como crédito.
- Os registros detalhados de pagamento são introduzidos na guia Linhas.
- Esse processo também atualiza as informações de ‘Plano de pagamento’ e monitor de pagamento de todos os documentos envolvidos.
- O Status do pagamento é alterado para Aguardando execução quando um tipo de execução automática é definido ou para Pagamento recebido se a execução for manual .
Se houver um processo de execução definido, ele poderá ser executado clicando no botão " Executar pagamento ". As informações aparecerão na guia Histórico.
Note que não há necessidade de processar:
- os pagamentos do cliente recebidos na janela Nota fiscal de vendas , já que eles já foram processados
- Ou os pagamentos do item do Razão recebidos na janela do diário do Razão, como aqueles que implicam o processamento automático do pagamento recebido.
Reativando um pagamento
Um pagamento já processado com status ”Pagamento recebido” ou “aguardando execução” pode ser reativado. Esta opção permite editar dados de pagamentos incorretos ou excluir um pagamento criado incorretamente.
O botão permite obter o que foi explicado acima, pois duas ações diferentes podem ser selecionadas:
- Reativar: essa opção reativa o pagamento mantendo as linhas de pagamento.
Assim que o pagamento for reativado, o usuário poderá modificar facilmente as informações de pagamento usando o botão "Adicionar detalhes" e processá-lo novamente. - Reativar e excluir linhas: essa opção reativa o pagamento e remove todas as linhas de pagamento.
Esta opção é aquela a ser usada se o pagamento foi criado incorretamente, portanto, deve ser removido completamente.
Uma vez que o pagamento é reativado dessa forma, o usuário pode excluir o cabeçalho do pagamento sem a necessidade de excluir as linhas de pagamento primeiro.
Um pagamento já processado e depositado com o status "Depositado não compensado" também pode ser "reativado" conforme descrito acima, mas uma vez que a transação de depósito correspondente tenha sido excluída da conta bancária.
Pagamento de crédito
Não é possível gerar crédito em um pagamento que não está relacionado a um único cliente, portanto, o recurso de crédito gerado exige:
- Para selecionar um parceiro de negócios (ou cliente) no campo "Recebido de" da janela Pagamento.
- E insira o valor a ser deixado como crédito no campo "Valor" da janela Pagamento.
A criação de um pagamento de crédito requer não selecionar nenhum documento para pagar na janela "Adicionar pagamento" que é mostrada depois de pressionar o botão de processo "Adicionar detalhes", mas para deixar o valor a ser usado mais tarde.
Pagamentos efetuados (GL Itens)
Os pagamentos e pré-pagamentos efetuados pelo cliente podem ser feitos e gerenciados na janela de pagamento. A mesma forma que os pagamentos de itens do Razão não relacionados a pedidos / faturas também podem ser gerenciados nessa janela.
Pagamentos do cliente podem ser feitos contra diferentes tipos de documentos:
- Ordens de vendas, na verdade, isso é um pré-pagamento.
Posteriormente, quando uma fatura é criada a partir do pedido que já recebeu um pagamento, a fatura herda automaticamente o pagamento recebido do pedido. - Faturas de vendas, na verdade, trata-se de um pagamento de fatura recebido de um cliente.
Os pagamentos anteriores à data contábil da fatura também são considerados um pré-pagamento. - E um item contábil, na verdade, é um pagamento de qualquer outra despesa para um fornecedor, por exemplo, uma multa ou outros tipos de taxa não incluídas
Esse tipo de pagamento pode ser criado nessa janela adicionando o item financeiro ao razão. Bem como o valor pago, ou pode ser preenchido automaticamente como pagamento do item financeiro nessa janela, se criado como um pagamento do item financeiro em um diário contábil
Não importa a maneira como eles são criados, ambos os casos são gerenciados da mesma maneira, dependendo do método de pagamento usado.
Os pagamentos podem ser criados para pagar a um único fornecedor ou para pagar vários fornecedores ao mesmo tempo.
No final do processo, uma transação "Pagamento" implicará a criação de uma transação "Retirada" na conta bancária correspondente.
A criação da transação de retirada na conta bancária pode ser feita:
- Manualmente usando o processo “Adicionar transação” da conta bancária.
- Ou automaticamente se o “método de pagamento” usado estiver configurado para isso, isso implica na seleção da caixa de seleção "retirada automático".
Cabeçalho
A janela de pagamento permite fazer e gerenciar os pagamentos de fornecedores feitos para liquidar diferentes tipos de documentos, como pedidos e faturas. Essa janela também permite gerenciar os pagamentos do fornecedor já feitos na janela de fatura de compra da mesma maneira que os pagamentos de itens financeiros feitos em um diário contábil.
Existem apenas alguns campos obrigatórios para preencher enquanto efetua um pagamento nesta janela:
- A Organização que está pagando
- O Número de pagamento que segue a sequência de documentos correspondente
- O método de pagamento usado para efetuar o pagamento. Há uma caixa de seleção na janela "Adicionar pagamento", que mais tarde permite selecionar documentos vinculados a métodos alternativos de pagamento
- E a conta bancária onde o dinheiro vai ser tirado no campo: “Pagando de”
Outros campos relevantes a serem observados são:
- O campo “Pagar a” que é o fornecedor para o qual estamos efetuando um pagamento Não precisa ser inserido ao criar um novo registro.
- o Se um fornecedor não for selecionado, isso implica a criação de um pagamento que pode coletar o pagamento de diferentes documentos relacionados a diferentes fornecedores.
- Se um fornecedor é selecionado, isso implica a criação de um pagamento para pagar diferentes documentos do mesmo fornecedor. Nesse caso, o valor dos campos "Forma de pagamento" e "pagar de" mudam se o fornecedor tiver atribuído um método de pagamento específico e uma conta bancária ao efetuar o pagamento.
- Nº de referência, este campo é usado para refletir o número associado ao pagamento no sistema de documentação do fornecedor, se houver.
- E a moeda. É possível selecionar uma moeda diferente da moeda da conta bancária ao efetuar pagamento. Para obter esse trabalho, o método de pagamento usado e atribuído à conta bancária do pagamento precisa ser configurado para efetuar pagamentos em várias moedas.
Adicionar pagamento
O botão abre a janela Adicionar pagamento, onde os documentos pagos podem ser selecionados.
Pagamento de vários tipos de documentos de diferentes fornecedores
Se nenhum fornecedor tiver sido selecionado no campo "Pagando para", é possível pagar diferentes tipos de transações de fornecedores diferentes apenas selecionando-os (Observe que o Openbravo permite filtrar mais uma vez por um determinado parceiro de negócios se ele não tiver sido inserido no campo "Pagando para" por engano).
O campo “Saída efetiva do pagamento” mostrará o valor de soma de todas as transações selecionadas para pagamento
Processando um pagamento
Existem duas opções disponíveis durante o processamento de um pagamento recebido criado nesta janela:
- Processar pagamento (s) recebido (s)
- Ou processar pagamento (s) recebido (s) e depósito
Ambas as opções acima processam o pagamento recebido, mas o segundo também cria a transação "Depósito" correspondente na conta bancária usada.
Esta última opção é a única mostrada se o método de pagamento usado e atribuído à conta financeira onde o dinheiro vai ser depositado é configurado como "Depósito automático" = Sim.
Além disso:
- Uma mensagem do sistema exibe o número do pagamento criado
- As informações de resumo de pagamento são refletidas na barra de status da janela ‘Pagamento’.
- O campo Descrição é atualizado com números de fatura e pedido pagos e o valor restante como crédito.
- Os registros detalhados de pagamento são introduzidos na guia Linhas.
- Esse processo também atualiza as informações de ‘Plano de pagamento’ e monitor de pagamento de todos os documentos envolvidos.
- O Status do pagamento é alterado para Aguardando execução quando um tipo de execução automática é definido ou para Pagamento recebido se a execução for manual .
Se houver um processo de execução definido, ele poderá ser executado clicando no botão " Executar pagamento ". As informações aparecerão na guia Histórico.
Note que não há necessidade de processar:
- os pagamentos do cliente recebidos na janela Nota fiscal de vendas , já que eles já foram processados
- Ou os pagamentos do item do Razão recebidos na janela do diário do Razão, como aqueles que implicam o processamento automático do pagamento recebido.
Reativando um pagamento
Um pagamento já processado com status ”Pagamento efetuado” ou “aguardando execução” pode ser reativado. Esta opção permite editar dados de pagamentos incorretos ou excluir um pagamento criado incorretamente.
O botão permite obter o que foi explicado acima, pois duas ações diferentes podem ser selecionadas:
- Reativar: essa opção reativa o pagamento mantendo as linhas de pagamento.
Assim que o pagamento for reativado, o usuário poderá modificar facilmente as informações de pagamento usando o botão "Adicionar detalhes" e processá-lo novamente. - Reativar e excluir linhas: essa opção reativa o pagamento e remove todas as linhas de pagamento.
Esta opção é aquela a ser usada se o pagamento foi criado incorretamente, portanto, deve ser removido completamente.
Uma vez que o pagamento é reativado dessa forma, o usuário pode excluir o cabeçalho do pagamento sem a necessidade de excluir as linhas de pagamento primeiro.
Um pagamento já processado e depositado com o status "Retirada não compensado" também pode ser "reativado" conforme descrito acima, mas uma vez que a transação de retirada correspondente tenha sido excluída da conta bancária.
Pagamento de crédito
O campo "Crédito Gerado", que pode ser encontrado no cabeçalho "Pagamento", permite gerar crédito (ou um pagamento de crédito nos termos da Openbravo) para um parceiro de negócios apenas inserindo o valor do crédito nesse campo.
Não é possível gerar crédito em um pagamento que não está relacionado a um único fornecedor, portanto, o recurso de crédito gerado exige a seleção de um parceiro de negócio no campo “Pagando para”
A criação de um pagamento de crédito exige que você não selecione nenhum documento para pagar na janela "Adicionar pagamento" que é mostrada depois de pressionar o botão "Adicionar detalhes", mas para deixar o valor de crédito a ser usado posteriormente.
Um pagamento de crédito é criado após o processamento. Esse pagamento de crédito especificado valor deixado no campo “Descrição“ do cabeçalho do pagamento de crédito, conforme descrito acima.
Posteriormente, o crédito disponível gerado para esse fornecedor. Basta selecionar o crédito na seção “Crédito para uso”
- Na janela "Adicionar pagamentos", quando um novo pagamento é criado para esse fornecedor, basta selecionar o crédito na seção “Crédito para uso”.
- ou na janela "Selecionar pagamentos de crédito", que é mostrada automaticamente após a conclusão da fatura de um novo fornecedor .
Nos dois casos, o campo "Descrição" do cabeçalho de pagamento de crédito também especifica as transações / documentos em que o crédito foi usado.
A ficha Usar Crédito da janela de “Adicionar detalhes” mostra o pagamento de crédito usado para pagar o pagamento de um documento do fornecedor (pedido, fatura ou item contábil).
Plano de Pagamento de fatura de vendas
A janela do plano de pagamento de fatura de vendas exibe todos os planos de pagamento de fatura de venda que não estão totalmente pagos.
A janela oferece outra possibilidade de gerenciar as mesmas informações que podem ser encontradas na guia Plano de pagamento da janela Fatura de vendas para uma determinada fatura.
A vantagem dessa janela é que ela oferece uma visão mais imediata de todos os planos de pagamento de fatura de vendas que ainda têm um valor pendente a ser pago.
Plano de Pagamento
As informações do plano de pagamento da fatura de vendas são mostradas agrupadas em duas seções.
A seção Fatura mostra abaixo as informações detalhadas:
- Fatura. Existe um link para a fatura de vendas
- Documento No. Este é o Número do Documento da Fatura.
- Parceiro de negócios. Este é o parceiro de negócios contra quem a fatura é emitida.
- Data da fatura. Essa é a data de criação da fatura.
- Valor Bruto Total. Este é o valor total da fatura.
- Valor pendente. Este é o valor pendente deste plano de pagamento.
- Moeda. Essa é a moeda da fatura.
Seção de plano de pagamento mostra abaixo informações detalhadas:
- Método de pagamento. Este é o método de pagamento da fatura de venda.
- Data de vencimento. Esta é a data de vencimento original acordada com o cliente. Essa data é usada como a "Data de referência" em alguns relatórios financeiros.
- Data esperada. Esta é a data em que o pagamento deve ser coletado. Quando o Plano de Pagamento é criado, é a mesma data que a "Data de Vencimento", mas pode ser alterada posteriormente.
Essa data reflete uma revisão do plano de pagamento original no qual a "Data de vencimento" foi alterada.
Essa data é usada como a "Data de referência em alguns relatórios, como o Relatório de pagamento .
Além disso, este campo é o único que pode ser alterado nesta janela. Se a mudança for alterada, isso também será refletido na guia do plano de pagamento da fatura de compra correspondente.
- Dias em atraso. Este é o número de dias a partir da data prevista até o dia atual.
Plano de Pagamento de fatura de compra
[Menu: Aplicações |Gestão de Vendas |Transações |Nota fiscal de Venda]
Este item descreve os mesmos passos do item acima.













