Definimos um usuário no Openbravo como um perfil que possui senha de acesso e que pode realizar login no sistema. Conforme visualizado abaixo.
O sistema Openbravo permite que o usuário acesse o mesmo através de duas maneiras:
A primeira maneira é se logar através de uma conta do Google "gmail", na qual está associada ao perfil do usuário, para isso basta clicar no botão que está situado abaixo do botão .
A segunda maneira é se logar através de um usuário definido dentro da plataforma, na qual se digita no campo User Name e Password o nome do usuário e senha de acesso pré configuradas no sistema.
Usuário
Para criarmos os usuários e regras de acesso dentro do sistema , devemos realizar os procedimentos abaixo:
- Após logado no sistema o administrador poderá criar os demais usuários da empresa realizando clicando em Aplicações > Configuração Geral > Segurança > Usuários.
2. Dentro da janela de usuários após clicar no ícone para inserir um novo registro iremos preencher os campos descriminados abaixo para iniciar a configuração de acesso ao sistema.
- Entidade : Iremos preencher com o nome da instância criado no Openbravo. Lembrando que cada ambiente criado possui uma entidade especifica e única.
- Organização: Selecionamos a empresa na qual o registro do usuário criado será visualizado. Lembrando que caso a empresa possua matriz e filiais e o cadastro deve ser único e compartilhado entre ambas organizações, basta cadastrar com a opção " * " para que o sistema crie um registro único e compartilhado/visualizado entre todas as organizações cadastradas no sistema.
- Nome: Preencher com o nome do usuário
- Nome Usuário: Preencher com o nome de usuário que irá acessar o sistema. Lembrando que alguns empresas adotam padrões de acesso, por exemplo, nome.sobrenome (maria.silva).
- Nome: Preencher com o nome do usuário
- Sobrenome: Preencher com o sobrenome do usuário.
- Senha: Preencher com uma senha padrão de acesso. Lembrando que essa senha pode ser alterada pelo usuário quando estiver logado no sistema.
- Parceiro de Negócios: Associar o parceiro de negócios criado anteriormente no sistema ao usuário, pois para o Openbravo um parceiro de negócios também pode ser configurado como colaborador e o mesmo pode realizar transações no sistema, ex: pagamento de folha de pagamento, reembolsos, adiantamentos de viagens.
Somente os campos destacados em amarelos são de caráter obrigatório sendo necessário seu preenchimento antes de salvar o registro.
Criando um perfil de acesso
Definimos perfil de acesso dentro do Openbravo como sendo as janelas, processos, menus, relatórios, botões que um ou grupo de usuários pode visualizar dentro do sistema. Por exemplo, podemos ter um perfil "Assistente Financeiro" no qual o mesmo somente necessita visualizar janelas e processos do módulo financeiro não sendo necessário a visualização do módulo de estoque.
Após criado os usuários no sistema devemos atribuir aos mesmos um perfil de acesso dentro do sistema. Neste caso iremos realizar os procedimentos abaixo:
- Após logado no sistema o administrador poderá criar os demais usuários da empresa realizando clicando em Aplicações > Configuração Geral > Segurança > Regra.
2. Dentro da janela de usuários após clicar no ícone para inserir um novo registro iremos preencher os campos descriminados abaixo para iniciar a configuração do perfil no sistema.
- Organização: Selecionamos a empresa na qual o registro do usuário criado será visualizado. Lembrando que caso a empresa possua matriz e filiais e o cadastro deve ser único e compartilhado entre ambas organizações, basta cadastrar com a opção " * " para que o sistema crie um registro único e compartilhado/visualizado entre todas as organizações cadastradas no sistema.
- Nome: Preencher com o nome do perfil em questão.
- Nível de usuário: Essa opção determina o nível de acesso de dados dentro do sistema, neste caso iremos selecionar uma das opções disponíveis
- Entidade: Caso o perfil necessite somente acessar os dados da instância selecionamos essa opção.Isso fará com que o perfil visualize além da instância cadastros que foram salvos com a opção " * " no campo organização.
- Entidade + Organização: Caso o perfil necessite acessar além dos dados da instância as organizações cadastradas no sistema iremos selecionar essa opção. Isso fará com que o perfil visualize além da instância e organizações cadastros que foram salvos com a opção " * " no campo organização.
- Organização: Caso o perfil necessite somente acessar os dados das organizações cadastras no sistema iremos selecionar essa opção.
- Sistema: Caso o perfil necessite somente acessar os dados de system "Dicionário de Aplicação" selecionamos essa opção. Geralmente essa opção é utilizada para desenvolvedores/programadores.
- Manual: Caso essa opção for selecionada o perfil criado irá automaticamente herdar além das janelas e processos padrões do sistema , quaisquer janelas e/ou processos que foram customizados dentro da plataforma
- Administrador: Selecionar essa opção caso o perfil seja o administrador do sistema
- Ativo: O openbraco trará como padrão essa opção selecionada, caso deseje que o perfil fique inativo dentro do sistema basta desmarcar essa opção.
3. Após preencher os campos acima e clicar no botão iremos associar nas sub abas destacadas abaixo os acessos desse perfil:
- Acesso a Organização: Iremos inlcuir quais organizações o perfil terá acesso. Lembrando que caso queria que cadastros sejam compartilhados/visualizados entre as organizações necessário incluir a opção " * " .
- Atribuição de Usuários: Selecionar qual(is) usuário(s) irão utilizar esse perfil. Lembrando que um usuário pode estar associado a mais de um perfil.
- Acesso a Processos: Selecionar quais processos o perfil terá acesso dentro do sistema. Lembrando que processos dentro do Openbravo pode ser um relatório, um botão ou processos destacados com o simbolo .
- Formulário de Acesso: Selecionar quais processos o perfil terá acesso. Lembrando que nessa sub aba estão as janelas customizadas, ou seja, janelas ou processos que não utilizaram o framework padrão da plataforma.
- Widget Class Acess: Selecionar quais relatórios dinâmicos na área de trabalho o perfil terá acesso.
- Implementação de View: Selecionar as visões que o perfil terá acesso. Lembrando que essas visões são janelas nas quais os usuários não interagem, ou seja, não inserem e nem deletam dados somente visualizam para fins de consultas.
- Definição de Processo: Esses casos ocorrem quando um processo é invocado quando se clica em um botão dentro de uma janela especifica e o mesmo necessita de uma permissão adicional para invocar o processo.Nesses caso chamamos essas chamadas ou atribuições são denominadas de Preferências. Por exemplo, o botão "Reserva de Estoque" que aparece na janela de pedido de vendas.
Para facilitar as configurações de perfis podemos utilizar o botão que irá auxiliar nesse processo de inserção. Por exemplo, se quisermos inserir todas as permissões necessários para um determinado módulo financeiro por exemplo, ao clicar no botão e selecionar o módulo financeiro e confirmar a opção o sistema irá inserir os registros pertinentes ao módulo nas sub abas (Atribuição de Usuários, Acesso a Janela, Acesso a Processos, Formulário de Acesso, Widget Class Acces, Implementação de View, Definição de Processo).











