Child pages
  • Alteração de Quantidade/Custo de Inventário
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

[Menu: Aplicações | Gestão de Depósito | Transações | Alteração de Quantidade/Custo de Inventário]

Introdução

A janela Atualização do valor do estoque permite alterar o valor atual do estoque ou o custo unitário atual dos produtos em estoque em uma determinada data de referência.

Uma vez criado e processado, ele gera um estoque de fechamento e abertura para o (s) produto (s), que pode ser revisado na guia Inventários .

  • O estoque final remove o valor de estoque "atual" do produto (com custo atual, "médio" ou "padrão")
  • O inventário de abertura adiciona o valor de estoque "novo" do produto (com custo atual, "médio" ou "padrão")

Sempre que uma atualização de valor de estoque é criada na data atual, portanto a data de movimento é a mesma que a data do processo de transação, todas as transações existentes são avaliadas pelo custo existente, mas novas são contabilizadas a partir da data atual.

Sempre que uma atualização de valor de estoque é criada no passado, esses estoques de fechamento / abertura terão uma data de movimento no passado e uma data de processo de transação. Esses estoques serão definidos como transações "retroativas" pelo processo Background do cálculo de custos, portanto, o ajuste de custo retroativo correspondente pode ser criado.

Essas duas transações de estoque, estoque de abertura / fechamento podem ser revisadas na guia ‘Transações’ da janela do produto e podem ser lançadas no livro razão na janela Inventário físico.

Cabeçalho

Uma atualização do valor do estoque pode ser criada e processada na seção de cabeçalho da janela Atualização do valor do estoque.

Uma alteração de quantidade/custo de inventário pode ser criada, gerenciada e processada na seção de cabeçalho da janela ‘Alteração de quantidade/custo de inventário’.

Alguns campos a serem observados são:

  • Tipo de documento: esse é o tipo de documento de atualização do valor do inventário
  • Nº do documento: essa é a sequência do documento de atualização do valor do inventário
  • Data do documento: essa é a data de atualização do valor do inventário.

Linhas

Depois que um cabeçalho de atualização do valor do inventário for criado e salvo corretamente, as linhas de atualização do valor do inventário podem ser criadas nessa guia.

Uma atualização do valor do inventário pode ter tantas linhas quanto os produtos cujo custo atual ou valor do estoque precisa ser modificado para qualquer tipo de motivo.

Ao selecionar um produto e inserir uma determinada data de referência, o valor do estoque atual, o valor da mão e o custo unitário atual do produto são automaticamente preenchidos. 
Para completar a linha, é necessário preencher o "Valor do Estoque" ou o "Custo Unitário".

É importante observar que a quantidade do produto disponível mostrada em uma "Atualização do valor do estoque" pode variar se o sinalizador "Corrigir transação retroativa" estiver ativo / não ativo na Regra de custos correspondente.

Por exemplo, um recibo de 100 unidades é reservado para um produto na data atual, e depois disso outro recibo de 50 unidades é reservado para um produto com uma data de movimento no passado. Este último recibo é uma transação "retroativa".

Uma Atualização do Valor do Inventário é lançada para o produto com data entre, antes da data atual:

  • Se a "Corrigir transação retroativa"estiver ativa, a "Atualização do valor do estoque" lançada para o produto considerará as transações "retroativas" reservadas para esse produto, portanto, o estoque exibido será de 50 unidades. A transação "data de movimentação" retroativa é considerada neste caso.
  • Se a "Corrigir transação retroativa"não estiver ativa, a "Atualização do valor do estoque" lançada para o produto não considerará as transações "retroativas" reservadas para aquele produto, portanto, o estoque mostrado será 0 unidades. Transação retroativa "data de movimentação" não é considerada neste caso, mas transação "data de processo" (data atual).

Alguns campos a serem observados são:

  • Data de referência: é a data em que a atualização do valor do inventário precisa ser registrada / lançada no livro razão, portanto, pode afetar o custo das transações do produto com data posterior.
  • Produto: esse é o produto cujo valor de inventário precisa ser alterado
  • Valor atual do estoque: uma vez que o produto foi selecionado, este campo mostra o valor do estoque atual do produto na data de referência especificada
  • Custo unitário atual: uma vez que o produto foi selecionado, este campo mostra o custo unitário atual do produto
  • Quantidade disponível: uma vez que o produto foi selecionado, este campo mostra a quantidade do produto na mão em uma determinada data de referência.
  • Valor do estoque: esse campo permite inserir um "novo" valor de estoque para o produto. Uma vez inserido, o campo "Custo unitário" é preenchido de acordo levando em conta o campo Quantidade disponível
  • Custo unitário: este campo permite inserir um custo unitário "novo" para o produto. Uma vez inserido, o campo "Valor do estoque" é preenchido de acordo levando em conta o campo Quantidade disponível.

Uma vez criada, uma atualização do valor do inventário pode ser processada usando o botão de processo "Processo". 
Essa ação cria um fechamento e uma abertura de transações de estoque que podem ser revisadas na guia ‘Inventários’.


Sub-aba inventários

Um estoque de fechamento e de abertura é criado para cada produto cujo custo unitário ou valor de estoque foi modificado.

Essa sub-aba "inventories" contém links para informações detalhadas, como:

  • Estoque: esse é o depósito onde a atualização da quantidade de inventário ocorreu
  • Close Inventory: é a transação de estoque de fechamento que remove o estoque atual do produto no custo unitário atual
  • Inventário de inicialização: essa é a transação de estoque de abertura que adiciona novo estoque de produto ao novo custo unitário.





  • No labels